Soluções Sat: quais as vantagens para o processo de recrutamento e seleção?

7 minutos para ler

O RH é um setor estratégico para uma empresa, afinal, suas ações recaem diretamente no principal ativo da organização: o capital humano. Porém, sua atuação, muitas vezes, esbarra em processos antiquados, repetitivos, lentos e passíveis de erros e retrabalhos. Tudo porque a presença da tecnologia ainda é primária.

Um exemplo disso está nos processos de recrutamento e seleção, que precisam ser dinâmicos, transparentes e com etapas bem definidas para não ocorrerem decisões equivocadas no momento de uma contratação. 

Nesse sentido, para que a seleção de novos colaboradores aconteça de maneira saudável, obter e conceder informações fidedignas ao candidato é essencial a fim de evitar surpresas desagradáveis, como rotatividade de pessoal e custos altos para a empresa.

Com isso, desenvolvemos as soluções SAT de recrutamento e seleção justamente para auxiliar as empresas quanto à mobilidade do colaborador ― um aspecto que, não raro, passa batido nas contratações.

Ao fornecer dados precisos sobre o uso de transporte público e fretado, postos de trabalho mais próximos da residência do profissional, bem como cálculos eficazes de VT, é possível ter maior assertividade sobre qual é o candidato mais adequado em termos de custo-benefício para a organização. Quer entender mais? Então, acompanhe este artigo até o fim.

Por que conhecer a mobilidade do candidato é importante para o recrutamento?

Ao tratar sobre economia sustentável no planeta, a Conferência Ethos 360° de 2019 trouxe um dado importante sobre mobilidade urbana: 80% dos deslocamentos nas grandes cidades brasileiras são por motivo de trabalho.

Então, essa é uma questão para o RH ter no radar durante um processo seletivo, já que a mobilidade tem reflexos significativos na vida dos colaboradores e pode impactar positiva ou negativamente a produtividade no trabalho. Tratar a questão da mobilidade dos colaboradores (atuais e futuros) de forma mais responsável pode significar economia e maior engajamento com a empresa

Mas isso começa ainda no processo seletivo, no momento da análise de currículo. Digamos que você tenha o “candidato de ouro” e esteja prestes a contratá-lo. Porém, ele levaria mais de quatro horas para chegar ao trabalho. Imagine como seria a produtividade de um colaborador que leva oito horas no trânsito (contando ida e volta)? Péssima, no mínimo. Logicamente, esse candidato já não é funcional para a organização.

Por outro lado, para aqueles colaboradores que têm dúvidas sobre a mobilidade para chegar à empresa, o quanto antes eles tiverem acesso aos modais de transporte público disponíveis, mais rápida se torna a decisão se vale a pena ou não trabalhar ali. 

Além disso, é comum que os valores de vale-transporte superem o cálculo previsto, mas a discrepância seja notada somente depois da contratação. Isso porque os recrutadores se baseiam nas informações fornecidas analogicamente pelo colaborador recém-contratado, as quais não são checadas para comprovar se a rota indicada é a mais adequada, ou se a quantidade de conexões pagas torna viável sua contratação.

Como um processo de recrutamento e seleção custa dinheiro, tempo e dedicação, não faz mais sentido o RH ter dificuldade em obter informações sobre a mobilidade de seus candidatos e nem o valor exato dos custo do vale-transporte. 

Para isso, existem tecnologias bastante arrojadas que fornecem dados instantaneamente e auxiliam em uma tomada de decisão mais objetiva ― momento em que entram as soluções SAT para recrutamento e seleção, empresa pioneira em gestão de transporte do colaborador. É sobre elas que vamos falar a seguir.

Como as soluções SAT para o recrutamento e seleção podem ajudar?

Você já pensou em ter um sistema que forneça todas as informações sobre a mobilidade dos seus candidatos preferidos e ainda calcule as despesas com o benefício do vale-transporte? Pois bem, é isso que a SAT entrega para seus clientes com a praticidade que somente suas ferramentas de recrutamento e seleção apresentam. Confira, aqui, as funcionalidades!

Simulações online

A facilidade de ter informações online faz com que o recrutador realize as consultas que precisar, de onde estiver e por qualquer dispositivo. Dessa forma, o serviço é agilizado e as decisões são mais rápidas, uma vez que você pode simular rotas e valores antes mesmo da primeira entrevista.

Esses são dados totalmente atualizados e incluem modais de transporte público (linhas de ônibus, trem, metrô, entre outros), tipos de integração, cartão-transporte, valores de VT e linhas de fretado ― o banco mais completo do Brasil.

Cálculo estratégico de vale-transporte

Basta inserir o endereço de residência do candidato que o sistema calcula o tempo de deslocamento até a empresa e o valor que o futuro colaborador terá de despender até chegar ao seu posto de trabalho.

No caso das empresas que utilizam fretado, o sistema indica as melhores linhas para encurtar o trajeto e verifica se será necessário complemento de VT, caso seja preciso o uso de transporte público.

Funcionalidade 5+

Para empresas com filiais ou que tenham postos de trabalho em diferentes regiões da cidade, a funcionalidade 5+ indica quais são os locais mais próximos à residência do candidato. Essa ferramenta é excelente como estratégia de fidelização do colaborador, pois evita a desmotivação gerada pelo cansaço dos longos deslocamentos.

Maior autonomia ao setor de recrutamento

Por meio das consultas ao sistema SAT, é possível coletar informações sobre vale-transporte do Brasil todo e sugerir aos novos colaboradores diferentes opções de trajeto, a fim de otimizar tempo, custo e melhorar a qualidade de vida do funcionário. 

Além disso, o recrutador pode abrir processos de consulta individual por currículo, bem como subir um arquivo com as pesquisas que deseja realizar. O sistema SAT ainda permite trabalhar um banco de dados de currículo, caso a empresa já possua, via Web Service.

Com isso, o time de recrutadores ganha mais autonomia e consegue oferecer aos gestores talentos mais ajustados às expectativas da organização, inclusive do ponto de vista financeiro.

Como você pôde perceber, realizar a gestão de vale-transporte desde os processos de recrutamento e seleção resulta em benefícios simultâneos para a empresa e colaboradores. 

Pelo fato de a distância ser um fator preponderante no engajamento, se os colaboradores conseguirem usufruir melhor de seu tempo, seu bem-estar e qualidade de vida aumentarão e o índice de desligamentos diminuirá. Por outro lado, o RH ganhará proatividade ao tomar decisões estratégicas e diminuirá, por exemplo, custos paralelos à contratação. 

Para se ter uma ideia de como o transporte impacta as finanças da empresa, podemos afirmar, pela experiência que tivemos com nossos clientes, que a economia fruto de uma boa gestão nos gastos com vale-transporte pode variar de 15% a 40%!

Os diferenciais da Sat

Pioneirismo, suporte e tecnologia são os três pilares que colocam a SAT como a principal prestadora de serviços em gestão de transporte do colaborador. Com mais de 20 anos de mercado, seu foco é oferecer soluções totalmente centradas nas necessidades de seus clientes. 

Ao longo de todo esse tempo, pôde observar as demandas de grandes empresas e construiu ferramentas que ajudaram no deslocamento de mais de 6 mil trabalhadores, além de proporcionar economia a clientes de todos os portes. Temos orgulho de dizer que nossos diferenciais são:

  • abrangência nacional; 
  • tecnologia avançada;
  • metodologia diferenciada; 
  • profissionais especializados; 
  • atendimento personalizado;
  • atualização constante da base de mapas e transportes;
  • familiaridade com atendimento aos mais diversos setores de mercado. 

Gostaria de saber mais sobre as soluções SAT para seus processos de recrutamento e seleção? Então, entre em contato com a gente agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário