Roteirização de vale-transporte Sat: quais os benefícios para sua empresa?

6 minutos para ler

O vale-transporte figura entre os benefícios mais caros a serem pagos pelas empresas. E a cada reajuste, a folha de pagamento torna-se mais onerosa, já que, embora o colaborador possa contribuir com essa despesa, a legislação mantém o teto de 6% do salário.

Um exemplo de como o vale-transporte gera um gasto enorme para as organizações aconteceu em São Paulo em 2018. Enquanto os bilhetes de trens metrô e ônibus, à época, custavam R$4,30 se comprados avulsos, ao serem pagos pelo benefício, saíam a R$4,57. O motivo da diferença é que as empresas passaram a arcar com impostos antes pagos pelo governo estadual e municipal.

Decisões como essa deixam as empresas inteiramente vulneráveis às imposições do governo e, embora sejam contestáveis até mesmo por ações judiciais, esse é um processo longo e que não impede o aumento imediato do custo com o benefício. 

Sendo assim, as empresas precisam encontrar meio de otimizar a gestão de vale-transporte, a fim de que consigam arcar com os valores corretos e evitar gastos excessivos. Uma delas é a roteirização de vale-transporte ― solução eficiente oferecida pela SAT.

Vamos entender do que se trata e como ela pode trazer benefícios para sua empresa?

O que é a roteirização de vale-transporte da Sat?

Uma cena muito comum nas etapas de contratação de um novo colaborador é que este, ao assinar o contrato, preencha um formulário de vale-transporte no qual indica os modais de transporte público utilizados para se deslocar de sua residência para o trabalho, e vice-versa. 

Porém, não é raro que o departamento pessoal ou RH não confira essas informações a fim de checar se é a forma mais prática, rápida e barata de realizar o trajeto, o que pode acabar interferindo nos cálculos para a emissão do benefício. 

É aí que entra a roteirização de vale-transporte da SAT. Um sistema especialmente desenvolvido para a consulta de rotas de transporte permite que as empresas confirmem as informações fornecidas pelo colaborador e consigam as melhores rotas para ele. 

Funciona assim: com as informações inseridas na plataforma ou app, o sistema faz um cruzamento com o banco de dados do transporte público e encontra o melhor caminho para o colaborador. Para isso, leva em conta diferentes variáveis ― pode ser o trajeto mais curto, com menor número de baldeações, mais longo, porém mais rápido etc.

Em seguida, é gerado o valor para recarga dos cartões de transporte, que pode ser comparado aos gastos informados originalmente pelo colaborador. Tudo de forma rápida, automatizada e segura.

Quais os benefícios de implantar essa solução?

Além da possibilidade de diminuição dos custos, a roteirização de vale-transporte permite que as empresas conquistem uma padronização para o fornecimento do benefício, com pagamento correto, justo e homogêneo aos colaboradores. Também, a solução facilita a identificação e pagamento do tipo de bilhete ideal para o recém-admitido, evitando compra incorreta do benefício.

Ainda, o sistema procura oferecer as melhores alternativas de trajeto que propiciem uma excelente experiência ao colaborador, por exemplo, ao menor custo e maior comodidade. Isso evita que ele perca ele perca tempo fazendo um trajeto mais longo ou pague mais do que o necessário.

Outro ponto positivo, para a empresa, é que no caso de uma ação judicial por parte do colaborador, a roteirização de vale-transporte torna-se uma prova documental de que o benefício foi fornecido corretamente.

Resumidamente, podemos destacar que a roteirização de vale-transporte beneficiará sua empresa e colaboradores em 3 aspectos:

  1. Economia: a economia com vale-transporte pode chegar a 21%, e você tem a garantia de que o benefício será usado corretamente.
  2. Interação: o colaborador pode confirmar se a rota está correta, e pedidos de alteração podem ser deferidos, após análise.
  3. Rota correta: o sistema SAT tem o banco de dados mais completo da malha de transporte público brasileiro, com mais de 30 mil linhas cadastradas e atualizadas.

Como acontece a implementação da roteirização de vale-transporte da SAT?

Após a assinatura da proposta, que é feita de forma rápida e simples, sua empresa tem acesso à solução e pode escolher por diferentes modalidades de uso. A cada nova contratação, os dados são inseridos no sistema e, como vimos, a rota é fornecida.

Ainda, há a opção de ter um aplicativo que permite ao colaborador visualizar sua rota e modais de transporte e interagir, confirmando ou contestando a opção fornecida. Vale ressaltar que as indicações de rota não são definitivas, ou seja, o colaborador tem a oportunidade de contestar a opção indicada e, se sua justificativa proceder, pode ser substituída.

Por fim, o colaborador valida a opção indicada. Para isso, pode utilizar os seguintes meios:

  • formulário físico, feito por sua empresa com supervisão da SAT;
  • contratação de um especialista da SAT para esse fim;
  • por intermédio do app.

Durante todas as fases de implementação do sistema de roteirização de vale-transporte, a SAT garante a participação e orientação de uma equipe de especialistas.

Por que escolher a Sat?

A larga experiência de mais de 20 anos de atuação da SAT em gestão de transporte corporativo trouxe um aprendizado de mercado que a diferencia de outras empresas mais jovens. Ao observar as demandas das companhias e trabalhar com gigantes como Atento e Tivit, desenvolveu ampla tecnologia e metodologia de trabalho arrojada. 

A SAT tem abrangência nacional, conta com profissionais especializados e atendimento adequado às necessidades de cada cliente ― um diferencial importante, resultado do contato com clientes dos mais diversos setores do mercado.

Em números, somente na solução de roteirização de vale-transporte, no último ano foram realizadas 96 mil roteirizações, as quais geraram uma economia de 61 milhões de reais na emissão do benefício.

Se você chegou até aqui, deve estar pensando que é hora de ampliar a gestão do transporte dos seus colaboradores. Sem dúvida, a SAT tem a solução ideal para o que você precisa e vai fornecer todo o suporte necessário ao alcance de suas metas. Os pilares do trabalho são agilidade, economia, liberdade e segurança para você e seus profissionais.

Gostaria de conhecer em detalhes como funciona nossa solução em roteirização de vale-transporte? Então, acesse já nosso site!

Você também pode gostar

Deixe um comentário