Confira como realizar a redução de custos na sua empresa

6 minutos para ler

Um dos maiores desafios de um gestor de empresas é manter a sustentabilidade do negócio, equilibrando os investimentos de modo a possibilitar o alcance dos lucros. Engana-se quem pensa que essa atividade se restringe a decidir a qualidade dos equipamentos utilizados e o orçamento destinado à contratação de talentos.

A gestão financeira de uma companhia deve atuar de modo global, supervisionando as atividades dos departamentos e encontrando pontos que podem ser otimizados. Em alguns casos, é preciso fazer algum tipo de investimento em tecnologia, o qual, mesmo que afete o orçamento, possibilita economias em processos futuros.

Como você pode notar, trata-se de uma função complexa, mas que pode ser simplificada a partir de um planejamento estratégico eficaz. Neste texto, vamos nos aprofundar no assunto e indicar as práticas mais eficientes para você alcançar a redução de custos no seu negócio. Continue a leitura e confira!

Crie metas de redução de custos

O primeiro passo para economizar é decidir o quanto você quer reduzir do seu orçamento. Por isso, faça um mapeamento dos processos internos de sua empresa, identificando os que funcionam eficientemente e os que envolvem algum tipo de desperdício. A partir desse entendimento, você poderá criar metas a serem alcançadas.

Como se trata de um trabalho complexo, considere objetivos de médio e longo prazo. As metas são essenciais não apenas para guiar sua gestão no caminho certo, mas também para, no percurso, avaliar se sua estratégia está fazendo algum tipo de efeito. Em todos os casos, esse monitoramento vai sempre encontrar cortes que podem ser realizados ou mudanças que representam economia.

Aqui, é importante ressaltar a necessidade de contar com uma comunicação interna eficiente. Afinal, todos os envolvidos nas operações devem estar cientes dos objetivos e das ações que serão feitas para alcançá-los.

Faça uma gestão de saldos de vale-transporte eficiente

Com as metas definidas, você pode partir para a execução das estratégias. Em muitas empresas, a gestão de saldos de vales-transportes não é feita de forma organizada, o que pode gerar prejuízos que acabam passando despercebidos. Hoje, existem tecnologias que podem automatizar esse processo, garantindo sua precisão.

Imagine, por exemplo, que um colaborador não utilizou 100% do valor destinado ao seu vale-transporte. É direito do empregador recuperar essa quantia, o que pode ser feito com um simples desconto na próxima recarga.

É importante também que o departamento pessoal aja rapidamente nos casos de desligamento de funcionários. Se isso não for feito, o sistema pode continuar destinando benefícios a pessoas que já não fazem parte da sua folha de pagamento.

Invista na terceirização de serviços

Terceirizar serviços específicos dentro do seu negócio é uma excelente alternativa para se livrar de alguns gastos sem abrir mão da excelência. Para começar, os colaboradores terceirizados têm vínculos empregatícios com outras empresas, logo não representam custos diretos para você.

Como são especialistas nesse tipo de serviço, essas companhias costumam oferecer pacotes que representam economias reais se comparados à contratação direta do mesmo número de colaboradores. Além disso, você pode esperar profissionais qualificados e contar com o suporte da empresa em qualquer necessidade.

Ao terceirizar serviços de limpeza, por exemplo, você garante que vai lidar com profissionais considerados especializados. Isso elimina os custos relacionados aos processos seletivos que seriam necessários para encontrar tais funcionários.

Negocie com seus fornecedores

Nunca é demais ressaltar a importância de encontrar fornecedores confiáveis e estabelecer uma boa relação com eles. Afinal, a qualidade do material fornecido influencia diretamente os processos da sua empresa e a solução que você oferece ao público. Dito isso, não adianta se guiar apenas pela redução de custos.

Se você tem um bom canal de comunicação com seus fornecedores, busque renegociar os preços estabelecidos. Como ninguém quer perder um cliente, especialmente em relações sólidas, é bem possível que eles encontrem brechas para diminuir a quantia cobrada por seu serviço. Muitas vezes, a chave está nos detalhes.

Sugira a redução dos valores de frete e questione sobre a possibilidade de mudar a logística para baratear as operações, por exemplo. Se nada der certo, é sempre válido buscar outros fornecedores ou até trabalhar com mais de um. No fim das contas, a competição é o que estimula a redução dos preços.

Faça uma boa roteirização de vale-transporte

Esse é um ponto crucial para qualquer empreendimento que tenha vínculos com colaboradores. O vale-transporte é um benefício garantido por lei, assim sendo você é obrigado a oferecê-lo aos seus funcionários. Contudo, investir em roteirização pode criar um cenário muito mais favorável ao empregador.

Por meio de tecnologias especializadas, você pode encontrar as rotas mais eficientes para os seus colaboradores, ou seja, os trajetos que mantêm o tempo de deslocamento em níveis aceitáveis e possibilitam a redução dos custos com passagens.

Para isso, você precisa de acesso a um sistema que analisa mapas, itinerários, baldeações, integrações e as regras tarifárias da região. A partir do cruzamento de dados, ele vai decidir a melhor rota a ser utilizada, considerando tanto a economia da empresa quanto a comodidade do trabalhador.

No último ano, parceiros da SAT chegaram a uma economia média de 21% apenas com o uso de terceirização. O melhor é que esse dinheiro pode ser reinvestido no negócio como forma de premiação às equipes ou, até mesmo, em programas de capacitação, desenvolvimento e treinamento.

Busque um parceiro especializado

A redução de custos não é das tarefas mais simples, principalmente por ser afetada por diversos fatores e envolver o uso de tecnologia. Para alcançar suas metas com uma maior eficácia, é importante contar com um parceiro especializado, como a SAT. Isso porque contamos com mais de 20 anos no mercado e oferecemos soluções simples e intuitivas, facilitando a vida do usuário.

Além da já citada roteirização de vale-transporte, apresentamos produtos para otimizar o processo de recrutamento e seleção, possibilitando que você calcule quanto um colaborador vai custar à empresa caso seja admitido. Nesse sentido, é válido ressaltar que, em 2019, clientes alcançaram uma média de 35% de economia com o uso do nosso sistema de gestão de saldos.

Naturalmente, o processo de redução de custos varia de acordo com as peculiaridades de cada empresa. Portanto, é importante que, antes de qualquer coisa, você entenda as áreas que podem ser otimizadas em seu negócio.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar sua companhia a economizar recursos? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um comentário